Generalidades

Valores, Reaver O Que Está Em Posse de Outrem

Há urgência. A cada dia que passa, para mim, isto se torna mais evidente. Precisamos reaver nossos valores e principalmente, pratica-los e tomar atitudes quando eles não forem observados.

Valor é “Qualidade de quem tem força, audácia, coragem, valentia, vigor; Caráter do que, de modo relativo (ou para um só ou para alguns) ou de modo absoluto (para todos), é tido ou deve ser tido como objeto de estima ou de desejo”. (Aurélio, 2010,2129).

Os valores não mudam.  As crenças podem mudar.

Atualmente estamos incapazes de atuar de acordo com nossos valores, e por quê? Porque perdemos a confiança e a crença nas instituições, nos políticos, nos governantes, nos gestores, no esporte, nas empresas publicas e privadas, nos partidos políticos e na imprensa. Isso de modo geral, pois, os escândalos, as noticias ruins, a corrupção, a deslealdade, a desonestidade, o roubo, os desvios entre outras ilicitudes, são sempre a manchete, o destaque, a primeira pagina.

Pouco, ou, muito pouco são destacados os bons exemplos, as boas iniciativas, o que deu certo, a inovação que beneficiará muitos e o desenvolvimento sustentável. Não que eles não existam, mas não são evidenciados.

E nos deixamos levar pelos maus exemplos e pelo que não funciona e não deu certo. Simples assim. Aceitamos.

Já escrevi isso em outro artigo, mas penso que vale a pena repetir: Precisamos ter atitude, em nossa vida profissional, pessoal, social e amorosa. Precisamos de atitude em todos os momentos de nossa vida, e precisamos propagar e divulgar ter atitude!

E aqui, não há nenhum incentivo a violência, pois tenho aversão a ela, em todas as suas formas.

Então, se não deu certo e com seus valores em mente, mude! Faça de outra forma! Experimente! Inove! Não aceite! Reclame! Fique indignado, mas faça algo!

É o seu time do coração? Se fizer alguma coisa errada, continua errada!

É seu filho? Se fizer alguma coisa errada, continua errada!

É do seu partido? Se fizer alguma coisa errada, continua errada!

É você mesmo? Se fizer alguma coisa errada, continua errada!

A mudança começa dentro de cada um de nós.

A chave para a mudança está na compreensão dos valores e na mudança das crenças!

Isto é reaver o que perdemos a posse!

Abraço no coração!

 

Referencias:

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda.

Dicionário Aurélio da língua portuguesa / Aurélio Buarque de Holanda Ferreira; coordenação Marina Baird Ferreira, Margarida dos Anjos. 5ª Ed. – Curitiba: Positivo, 2010. P, 2129

Escrito por