Gestão

SER CONFIÁVEL

A confiança é um sentimento difícil de ser adquirido, porque exige tempo e conhecimento. Penso que a confiança não se adquire simplesmente, ela é conquistada, a cada momento, a cada dia, a cada acontecimento. Quando você vai liderar um time que já o conhece, trabalharam juntos, ou seja, todos se conhecem, o sentimento de confiança é mais fácil de ser consolidado, porque a etapa de familiaridade, que demanda tempo, já foi vencida. Gosto sempre de enfatizar, que essa familiaridade ou conhecimento é adquirido, nos momentos difíceis, nas situações complicadas, dramáticas ou que, exige uma decisão não isolada e que deve levar em consideração o todo.  Mas e quando a liderança vai ser em uma equipe nova, que você não conhece e não escolheu? Inicialmente, você deve inspirar confiança, simplesmente confiando nas pessoas que agora trabalham com você. Não desconfie sem motivos, porque os colaboradores vão perceber. Se tiver alguma dúvida, faça o simples e eficaz, pergunte diretamente e esclareça. O passo seguinte e simultâneo, para ser confiável é cumprir sua palavra. O que você disser que vai fazer faça! O que disser que não vai fazer não faça! Se acontecer um imprevisto que vai impedir ou atrasar o que você prometeu, reúna as pessoas envolvidas, explique o que aconteceu, diga que não será possível cumprir ou reprograme o prazo! Agir dessa forma é buscar uma relação de confiança com seu time de trabalho, porque você estará buscando uma boa relação interpessoal e dando exemplo. Texto do livro: (Guimarães, 2017).

Referencia:

GUIMARÃES, P. R. R. et al. O poder transformador do coaching: a profissão que mais cresce no Brasil e no mundo  /  Renata Miranda, Ronald Dennis Pantin Filho, coordenadores. – Caçapava do Sul: Editora Transformare, 2017. p. 96.

Escrito por