Penso que esta atitude é uma das mais adequadas para as pessoas que buscam o sucesso. A definição de Humildade: “Virtude que nos dá o sentimento da nossa fraqueza” (P. 1111, Aurélio). O que significa ser humilde no mundo corporativo? Significa uma simplicidade que torna grande e que iguala as pessoas por serem humanas.
Explicando de outra forma: o fato de ocupar um cargo executivo, de gestão ou de empreendedor não oferece nenhuma garantia de não errar. O erro faz parte da natureza do ser humano.
E mais, podemos aprender com todas as pessoas, independente de cargo ou grau de instrução.
O ponto importante a ser destacado aqui é: o que fazer quando enxergamos que cometemos um erro? Fazer o simples: reconhecer o erro e partir para a sua imediata correção. Sem enfeites e sem muito alarde. Simples assim.
Muitos executivos, diretores, gestores cometem o erro de “olhar por cima” de seus liderados, de sentirem-se superiores, de serem “mais” que os outros, e muitas vezes, isso é a principal causa de seu fracasso ou declínio profissional. Penso, que quando isso acontece, não é de propósito, mas devido ao grande envolvimento em suas atividades diárias.
Ser humilde não é sinal de fraqueza, não é uma qualidade negativa e não representa uma pessoa inferior. Muito pelo contrario, é uma atitude que eleva as pessoas, pois as iguala como seres humanos que são suscetíveis ao erro. Texto do livro: (Guimarães, 2018).
Referencias:
GUIMARÃES, P. R. R. et al. Coaching para executivos / [coord.] Andréia Roma, Jacqueline Cerqueira. – 1. Ed. – São Paulo: Editora Leader, 2018. p. 62, 63.
FERREIRA, A. B de H. Dicionário Aurélio da língua portuguesa. Aurélio Buarque de Holanda Ferreira; coordenação Marina Baird, Margarida dos Anjos. 5ª Ed. Curitiba: Positivo, 2010. p. 1111.