Coaching

Gestão de Pessoas

Obter sucesso nos negócios, não é somente, cuidar da saúde financeira da empresa, do patrimônio, da situação administrativa, dos processos de trabalho e do orçamento, é acima de tudo e de uma forma ampla, cuidar das pessoas, fazendo a gestão. É simples explicar esta prioridade: porque os resultados das empresas são alcançados pelas pessoas.

Muitos gestores, gerentes, coordenadores e supervisores, cuidam dos resultados e não dão importância para seus liderados e desta forma, “perdem” a equipe, pois seus integrantes sentem-se desvalorizados, pois lhes é mostrado que somente o resultado é o importante, o que é uma verdade, mas não é somente isto, as pessoas, os colaboradores, os seres humanos também são importantes.

Quantos colaboradores e profissionais de alto rendimento saem de suas empresas por não sentirem-se valorizados como pessoa humana?

Em se tratando de uma gestão de pessoas, voltada para o sucesso e com alto desempenho nos resultados, os pontos importantes e imprescindíveis:

Conhecer a sua equipe de trabalho

Liberdade para os colaboradores executarem os trabalhos

Tratar seus liderados como pessoas e respeitar a individualidade

Ajudar a equipe de trabalho

Conhecer a sua equipe de trabalho

Aquele que lidera um time, uma equipe ou varias equipes de trabalho, deve conhecê-los, saber seus principais talentos e seus pontos de melhoria. Qual a razão deste conhecimento? Times com alto rendimento recebem tarefas diferentes e em algumas situações, tarefas que não foram planejadas e é neste momento que entra o conhecimento do líder sobre sua equipe. Vamos exemplificar: uma tarefa que exige organização e planejamento em detalhes não deve ser delegada para aquele tipo de liderado que tem o senso de urgência apurado, que age e depois pensa, que faz do modo mais fácil e gosta de centralizar as ações. Este tipo de tarefa deve ser delegado ao liderado que tem o perfil organizado, que é detalhista, que segue normas e procedimentos, que busca a qualidade e a segurança em tudo o que realiza.

 

Trecho do meu artigo no Livro Empreendedorismo, Editora Leader.

Escrito por