Chamo de Gestão de força, um tipo de gestão muito comum, que encontramos em todos os tipos de empresas, publicas ou privadas, grandes ou pequenas. Muito provavelmente é um tipo de gerencia que você conhece, por experiência própria ou de alguém de seu circulo de amizade. É aquele tipo de controle em que o líder, se impõe pelo medo, fazendo-se temido por sua equipe, mostrando que não se importa com pessoas, que somente os resultados, orçamento e as metas é que interessam e sempre dá um jeito de chamar a atenção de algum liderado (a) e mostra o seu mau humor e acidez quando algo dentro da sua área de atuação sai de seu controle, ou a meta não é alcançada.
Neste tipo de gestão, as pessoas não são valorizadas e, na maioria das vezes, suas opiniões ou modo de pensar não são levados em consideração. As regras para os subordinados devem ser cumpridas a risca e falhas não são toleradas, entretanto, para os lideres, a regra pode ser diferente. Quantas vezes já vimos este tipo de administração?
Também neste formato de dirigir pessoas, muitas vezes o líder, interfere diretamente na execução das tarefas ou trabalhos, em que sua equipe possui um (a) especialista. E talvez, a maior característica deste tipo de gestão seja a de não confiar em ninguém e de que sempre há um culpado (a) por algum resultado não esperado ou indesejado.
Nos tempos atuais, este tipo de gestão não é o mais adequado nem o mais indicado. Por quê?
Primeiro porque as pessoas são únicas em sua composição, formação espiritual e em sua capacitação e tem pensamentos e opiniões próprias, embora trabalhando dentro de uma organização com objetivos comuns, mas com objetivos pessoais e profissionais diferentes. A segunda razão é que os resultados e metas são alcançados pelas pessoas. E que a comunicação atual, seja, pelas redes sociais, aplicativos de smarth fones e internet, é muito rápida, e as informações se propagam rapidamente, dentro e fora das organizações. Por exemplo, no caso de uma chamada de atenção de forma desrespeitosa, de um liderado, em quanto tempo toda a equipe fica sabendo?
O processo de Coaching tem como um dos seus pilares, o ser humano. Por esse ângulo, há a valorização da relação interpessoal, aproximando as pessoas, dentro e fora das organizações. Une as pessoas com base no entendimento, porque define os objetivos que cada um quer e traça o plano de ação para que sejam alcançados.
Boa semana e aproveitem seus dias!