Trata-se de um evento mundial e confesso que hesitei um pouco antes de escrever sobre o tema. Mas sem duvida nenhuma o futebol provoca paixões em homens, mulheres e crianças de todas as idades.
A televisão mostra que as reações sobre o futebol entre países são muito semelhantes, mesmo com suas culturas totalmente diferentes.
No entanto há os que não gostam ou preferem outros esportes e suas opiniões devem ser respeitadas.
Mas tenho certeza que não é o futebol que rege os acontecimentos, portanto o fato de perder ou ganhar não vai mudar a Economia nem mudar a forma de pensar de políticos ou governantes. Também penso que o fato de torcer contra ou a favor do Brasil não vai mudar absolutamente nada. Nossos gestores, ou nossa política não vai mudar, se você torcer pelo Brasil, torcer contra ou ficar alienado do que acontece na Rússia. Nenhum ladrão vai deixar de furtar, ou um corrupto vai desviar menos dinheiro se você torce ou não pelo Brasil.
Gosto do meu país. Gosto da Bandeira Brasileira. Gosto do Hino Nacional do Brasil. Tenho orgulho das cores do Brasil e não o trocaria por nenhum outro.
Também tem muitas coisas que não gosto no Brasil e no futebol. Mas também a televisão esta mostrando que países desenvolvidos também têm seus problemas.
O Brasil esta fora da Copa do Mundo, mas se estivesse disputando, o que mudaria? A resposta é a mesma, nada mudaria!
O que muda alguma coisa é a nossa atitude. Não em relação ao futebol, mas em relação à Política, Gestão Publica, conhecimento e a participação ativa como cidadão.
Gostaria sim, de ver o Brasil destacando-se no mundo, não só nos Esportes, mas na Economia, na Política, na Educação, na Pesquisa e Desenvolvimento e em melhores condições de vida para todos os brasileiros.
Para isso é preciso continuar lutando por melhores condições, tendo atitudes proativas, buscando melhores informações sobre os acontecimentos para não ser enganado, deixar de lado brigas por cores ou lados e querer o crescimento como pessoa humana e uma sociedade melhor.
Amo meu pais e torço por ele em todos os sentidos.
Parabéns para a Franca e Croácia!
“A razão cardeal de toda a superioridade humana é sem duvida a vontade. O poder nasce do querer. Sempre que um homem aplique a veemência e perseverante energia de sua alma a um fim, vencerá os obstáculos, e, se não atingir o alvo, fará pelo menos coisas admiráveis.” (José de Alencar)
Abraço no coração!