Toda a vez que assisto um noticiário leio jornal ou uma revista, a pergunta que fica martelando em minha cabeça é a seguinte: Até quando?
Até quando vamos continuar a ver e ouvir escândalos e mais escândalos, sobre corrupção, falta de ética, falta de decoro, roubos e desvios?
Até quando o cidadão comum, trabalhador vai continuar a cumprir sua palavra e seus deveres e ver que as pessoas que deveriam dar os exemplos, são aquelas que menos o fazem, dão o calote e não cumprem seus deveres?
A resposta para estas questões eu não sei. Mas sei o que devemos fazer: é não desistir daquilo que acreditamos e não seguir os maus exemplos que estamos vendo diuturnamente. E por que digo isto? Porque desistir é o caminho mais fácil. E quem disse que a vida é uma coisa fácil? Simplesmente desistir, não vai nos fazer mais felizes e nada vai mudar.
Acreditar em seus valores. Acreditar nos ensinamentos que recebemos com amor e carinho de nossos pais. Acreditar nos ensinamentos de nossa educação formal. Acreditar e seguir em frente são o caminho a ser seguido.
Buscar pessoas que tenham estes mesmos valores que acreditamos e unir-se a elas.
Cumprir com os deveres de cidadão, não deixando que questões menos importantes seja prioridade. Afinal de contas, futebol é só um jogo. As aulas são mais importantes. O meio ambiente que deve ser cuidado e preservado é muito mais importante que ficar assistindo televisão.
Em minha vida profissional, tem uma passagem que posso relatar. Eu fazia parte da gestão de uma empresa. Já havia concluído curso superior, que não era compatível, com as exigências legais do cargo e desta forma não poderia ser enquadrado em nível superior. Em determinado momento, após a aposentadoria de outro colega, recebi uma proposta para ser enquadrado em nível superior. Eu deveria sair do cargo que ocupava e ir para outro, em que meu curso era compatível e depois de ser enquadrado, voltaria para o cargo anterior. Lembro que perguntei: É correto fazer um enquadramento desta forma? A resposta que recebi foi que não havia nada escrito que não poderia ser feito. Sei que muitas coisas poderiam ter sido diferentes em minha vida profissional, se tivesse aceitado a proposta. Mas a minha resposta foi a seguinte: não posso fazer isso porque não é correto. E continuei no mesmo cargo.
Acreditei nos meus valores e ensinamentos.
O caminho a ser seguido é esse: Seus valores acredite e siga-os! A mudança começa por você!