Coaching

Bons Exemplos de Gestão de Pessoas

Às vezes fica um pouco confuso, definir o que é um bom exemplo de gestão de pessoas. É aquele gestor que grita, não tolera nada fora do que ele definiu, não aceita erros e não está nem aí para as pessoas? Ou é aquele que conversa, procura entender o que aconteceu, não julga seus liderados e ainda os defende, para que não sejam, “julgados” pelos outros?

Atualmente existem vários gestores. Por exemplo, no futebol, o técnico do time é um gestor. Qual deve ser o comportamento do técnico do time, qual um jogador faz uma jogada errada? E o que ele comenta na entrevista coletiva, para a imprensa sobre a jogada errada?

Continuando no nosso exemplo, do futebol, a imprensa e o publico em geral (a torcida) assistem os jogos, uma ou duas vezes por semana, enquanto o técnico trabalha com sua equipe todos os dias e durante os jogos.

Em muitas oportunidades, “queremos” tirar o jogador do time quando ele erra alguma coisa. Ou admitimos para nós mesmos, que não é um bom jogador e que a contratação não foi bem feita.

O exemplo no futebol foi utilizado para auxiliar na reflexão, pois agora vamos para as organizações. Será que nas empresas, às vezes, queremos tirar do time uma pessoa que errou? Não toleramos nada, que não estava previsto? A primeira coisa que fazemos é julgar o que o outro fez. E quando acontece conosco? Ficamos satisfeitos quando somos tratados desta forma?

No processo de Coaching, todos estes pontos são abordados. A melhor forma de dar um feedback, qual o momento e como fazer. O não julgamento, tratar e interagir com pessoas sem julga-las. Participar de um time, como líder ou como colaborador, em busca de objetivos pessoais e/ou empresariais acrescentando o desenvolvimento pessoal, de forma a ampliar as qualidades, melhorando naquilo em que somos bons, e ao mesmo tempo, trabalhar os pontos de melhoria. Os talentos humanos são o maior patrimônio das organizações. Entretanto, saber gerir os talentos, participar de seu desenvolvimento, vê-los alcançar resultados e estar lado a lado é o grande desafio. Para o líder, gestor o desafio é ainda maior.  Por quê? Porque na maioria das vezes ele (o líder) será o exemplo para sua equipe, será o espelho de seu time. Sempre dando o exemplo, mostrando que faz da mesma maneira que gostaria de ver sua equipe fazendo.

Boa semana!

Escrito por